I x Me

Hi! Aposto que aqueles que não sabem a diferença das palavras acima vai se interessar com o post de hoje.
Preste bastante atenção e espero que este post o ajude.

Vimos na primeira lição sobre os pronomes pessoais (personal pronouns). Tais pronomes são usados como sujeito das frases e, em sua maioria das vezes, vem antes dos verbos, no início das frases.
Tais pronomes são I, you, he, she, it, we e they.

Agora vou te dizer que existe uma outra classificação de pronomes conhecidos como pronomes objetos (object pronouns).Talvez você esteja se perguntando "objeto?". Bem gramaticalmente objeto não significa "coisa", mas, sim, algo que vem após um verbo. Vejamos tal conceito em português:

Eu como carne.
Eu é o sujeito.
Como vem do verbo comer.
Carne é o objeto da frase, isso significa que o verbo comer pede algo após ele, certo?
Porque quem come, come alguma coisa. Então essa palavrinha necessária que vem depois de um verbo é chamada na gramática de objeto.
Vamos ver outros exemplos no português.

• Eu gosto de carne.
Quem gosta, gosta de algo ou de alguém. Então a palavra carne aqui funciona como o objeto do verbo gostar.

• Eu corri.
Perceba aqui que o verbo correr não precisa de um objeto, já que se eu corri fiz já a ação completa. Quem correu, correu.
Não dizemos eu corri "ele" ou ainda eu corri "algo".

Diante disso tudo percebemos que alguns verbos pedem uma palavra depois, chamada na gramática de objeto e que alguns verbos não precisam desse objeto.

Não confunda o pronome it que substitui coisas, etc com esse tipo de "objeto da gramática" que falaremos hoje, pois os object pronouns podem substituir coisas ou pessoas, veremos mais logo abaixo.

Dito isto, podemos agora entender melhor o papel dos object pronouns.

Se eu disser " Eu gosto da garota." posso substituir garota por um pronome (pronome significa algo que substitui um nome).
Então vou substituir garota pelo pronome feminino, mas será que seria " I like she?"

Não, porque ao falar she você está usando o pronome de sujeito que vimos em umas das aulas anteriores. Vou apresentar uma nova lista. A lista dos pronomes objetos.

Me
You
Him
Her
It
Us
Them

Repare que a lista segue a mesma lógica da outra. Me corresponde a palavra I, he corresponde a him etc . You e it possuem as mesmas formas e regras da outra tabela, you pode ser singular ou plural e it para  coisas, fenômenos da natureza etc.
Estas palavras vêm após verbos.
Seriam em português correspondentes aos pronomes oblíquos.( me/mim, te/vos/vocês, etc)

Vamos para algumas frases, assim fica mais fácil de entender.

* I like her.
( Eu gosta dela.)
Aqui invés de usar um nome estou usando um pronome, her pronome feminino e singular)

*I saw him.
( Eu vi ele.)
Aqui him significa o pronome masculino singular.

* I saw them.
(Eu vi eles.)
 Aqui them corresponde a palavra eles em português; masculino e plural -eles. Repare que a tradução poderia ser elas, já que them se referi ao plural tanto de homens quanto mulheres e também de coisas. Então se quiser dizer o plural de him/her ou it deve-de dizer them.

I said to you, "hi".
* Eu disse para você: oi.
Às vezes entre o verbo e o pronome pode haver uma palavrinha chamada preposição que aqui no caso é to/para. Não se preocupe farei um post futuro sobre tal assunto.

*It's me.
Sou eu.
Aqui podemos treinar tudo que vimos.
It um pronome e seu uso, "sou..." .
A contração It's é igual a it is.
E após o verbo to be teremos um pronome, me.

Repare se eu quiser dizer " Eu tomo café todo dia" ficará assim:
I drink coffee everyday.
Não usei o pronome, pois estou apresentando a palavra café. Mas se na frase seguinte eu quisesse dizer eu amo o café, concorda que falar de novo café não seria repetitivo?
Então uso aqui o pronome, pois substitui a palavra já dita para não ficar falando a mesma coisa. Para substituir é so saber qual pronome objeto usar, coffee seria it, né?
 Então,
I drink coffee everyday.
I love it.

Por isso dizemos I love you.
You seria o pronome objeto correspondente a você. Vide tabelinha acima sempre que houver dúvida.

Lembre-se os pronomes da primeira aula(I, you, he...) começam frases, são os sujeitos. Já os pronomes dessa aula, object pronouns(me,you, him...) vêm após os verbos.

Vamos agora para alguns versos da Bíblia.

Genesis 3.23
So the Lord God banished him from the Garden of Eden(...)

Então o SENHOR baniu ele do jardim do Éden(...).
 Se você bane, você bane alguém, certo?



Mark 5.34
He said to her, “Daughter, your faith has healed you.(...)

Ele disse a ela: " Filha, sua fé curou você.(...)

Aqui temos dois object pronoun " said to her" e "healed you". Em português " disse a ela" e curou você".Repare que em português podemos dizer "curou você" ou "te curou".

John 14.8
Philip said, “Lord, show us the Father and that will be enough for us(...)

Filipe disse: " Senhor, mostra-nos o Pai e isto vai ser suficiente para nós(...)

Aqui "mostra-nos" e "suficiente para nós". Quem mostra, mostra algo( show us) e se algo fôr suficiente, deve ser suficiente para alguém(be enough for us).


Psalm 86 ] [ A prayer of David. ] Hear meLord, and answer me,(...)

Salmo 86 Oração de Davi
Ouça me, Senhor, e responda me.

Aqui é bem fácil, né? Até parece com o português. Mas lembre-se que, por exemplo, "me" em português pode ser tanto "mim" quanto "me" como na tradução acima. Tudo vai depender do contexto.


Matthew 2.8
He sent them to Bethlehem and said, “Go and search carefully for the child.(...)

Ele enviou eles/os enviou para Belém e disse: vá e procurem cuidadosamente pela criança.(...)

Aqui dei dois tipos de tradução possível no português.

Espero que tenham entendido e vou frisar de novo. Personal pronouns vêm no começo/ fazem a ação do verbo e object pronoun vêm depois do verbo/ são os objetos.
Repondo então a dúvida sobre a diferença de I x me, he x him  etc.

Desculpe se foi difícil e se usei muitos termos da gramática,mas é porque tal assunto é difícil de ser explicado sem tocar na gramática.

Obrigado por ter acompanhado até aqui e bye !!! God bless you all !!
Está aí um dos jeitos que falei sobre diferenciar you no singular e no plural. Ao usar "you all" você quer dizer " vocês" em inglês, mas só apenas uma curiosidade. Até.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

There is X There are

Uncountable e Countable nouns e Some, Any e No

Plural of nouns